Espanhol > Espanhol na Espanha > Por que espanhol?

A importância do espanhol

"Cada vez mais empresas valorizam que os seus empregados tenham conhecimentos de espanhol, um idioma que dá acesso a um dos mercados de maior crescimento no mundo."

Se você fala espanhol, poderá se comunicar com quase 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Pense em quantas possibilidades mais de trabalho vão oferecer a você. Além disso, se deseja fazer uma viagem à Espanha ou à América Latina, o conhecimento básico de espanhol será muito útil.

Estatísticas
  • O espanhol é o terceiro idioma mais falado no mundo, depois do chinês mandarim e do inglês, e é o segundo em número de falantes nativos.
  • No final do século XIX, 60 milhões de pessoas falavam espanhol. Hoje em dia, são quase 500 milhões em todo o mundo.
  • Os consumidores latinos representam o segmento de mercado de maior crescimento na América do Norte. Sua população nos EUA cresceu 60% somente numa década, e se espera que o seu poder aquisitivo supere os 926 milhões de dólares em 2007.
  • O espanhol é o segundo idioma mais utilizado na comunicação internacional do mundo e é também uma das línguas oficiais das Nações Unidas e das suas organizações.
Indicadores econômicos
  • 29 milhões de residentes nos EUA, com idade superior a 5 anos, falam espanhol em casa. Isto equivale a um em cada 10 residentes dos EUA, um grande mercado business to business e consumidor.
  • "O mundo está se convertendo rapidamente em multilíngüe e o árabe e o espanhol são os idiomas chave do futuro" - comenta o investigador britânico de idiomas, David Graddol, sobre um recente relatório apresentado no Conselho Britânico.
  • Saber línguas estrangeiras é uma grande vantagem para quem procura trabalho, já que muitas empresas fazem negócios internacionais.
  • Segundo a Agência do Censo dos Estados Unidos, a população hispânica da nação alcançará os 49,3 milhões de habitantes em 2015. Os 39 milhões de hispânicos que vivem atualmente no país constituem 12,5% da população total, aumentando assim a demanda por meios de comunicação em espanhol: rádio, televisão, jornais, revistas, etc.
  • Os países latino-americanos estão experimentando um grande crescimento econômico e estão se convertendo em importantes parceiros comerciais a nível mundial. Espera-se que o recente MERCOSUL e os acordos de livre comércio entre os países hispânicos e a América do Norte (ALADI, a Comunidade Andina, o MCCA e o TLCAN, etc.) proporcionem um maior crescimento às economias latino-americanas.
Indicadores culturais
  • A cultura da América Latina continua tendo influências em todo o mundo na arquitetura, na arte e na literatura. Quem não conhece o Dom Quixote de la Mancha, de Cervantes, o segundo livro mais traduzido do mundo depois da Bíblia, que comemorou seu quarto centenário em 2005 em todo o mundo? Quem não ouviu falar que o quadro mais caro jamais vendido é um Picasso?
  • O arquiteto espanhol Santiago Calatrava continua deixando a sua marca no mundo, com projetos recentes e atuais na Suécia, Irlanda, Alemanha; o Estádio Olímpico de Atenas e a sede do World Trade Center de Nova York, entre outros.
  • Escritores como Gabriel García Márquez e Isabel Allende, que escrevem em espanhol, continuam nas listas de best-sellers mundiais e obtendo elogios da crítica internacional.

É importante aprender espanhol não apenas por razões de trabalho e econômicas, também pode ser fundamental no seu desenvolvimento pessoal. A paixão espanhola por viver é contagiante, e uma vez que tenha começado a conhecer o seu o idioma e a sua cultura, não vai querer parar.