Espanhol > Últimas Travelogues
  • Últimas Travelogues


Ibiza: o paraíso dos turistas
Malú Carvalho

Dia e noite. Agito e tranquilidade. Belas paisagens naturais, aliada a uma vida noturna agitada.  Esses são extremos que a maioria dos turistas gostam de unir. Difícil é achar um lugar em que esses dois pontos se juntem e interajam de forma harmonioza. Mas, assim é Ibiza: contrastes que se encaixam.

            Com apenas 110 mil habitantes, Ibiza é uma ilha e comunidade autônoma do arquipélago das Ilhas Baleares, que se localiza ao leste da Espanha. Apesar da sua pouca população, ela recebe por volta de 4 milhões de visitantes por ano, atraídos, em sua maioria, pelo agito das noites badaladas e o clima tranquilo dos dias, além das belas paisagens, é claro. Para chegar a esse paraíso, não há grandes problemas. Várias empresas aéreas possuem voos para Ibiza, além da via marítima, que é bastante acessada.

            Sua ascensão se deu nos anos de 1960 e 1970, quando alguns aventureiros começaram a frequentar a ilha trazendo cada vez mais seguidores. Com o tempo, essas visitas se tornaram algo frequente e com uma quantidade cada vez maior de turistas. Isso proporcionou um desenvolvimento econômico, já que o turismo cresceu ano após ano e se transformou em uma fonte de renda do local.

O que muitos não sabem, é que essa ilha da Espanha está dividida em vários municípios e que um deles tem o mesmo nome da ilha. São eles: o município de Ibiza, também conhecido como Eivissa, Sant Antoni de Portmany, Sant Joan de Labritja, Sant Josep de Sa Talaia e Sant Eulària des Riu. Difícil é saber qual deles contém mais pontos turísticos encantadores. São tantos locais que enumerar, é algo muito complicado, e tentar destacar os mais bonitos ou com mais história, pode-se dizer até que é uma tarefa impossível. O interessante também, é que alguns pontos têm grupos específicos, como nudistas, grupos GLS ou pessoas que querem curtir uma boa noite de agito e festa.

Dentre todos os municípios, Eivissa é a capital. Nela, encontra-se a Dalt Vila, a parte antiga da cidade que faz renascer a história antiga. Considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO, ela é o marco de grandes eventos artísticos, sociais e culturais da ilha. Muitos consideram-na um teatro ao ar livre com uma paisagem deslumbrante.

Como já se sabe, a vida noturna é muito famosa. Festas que começam à noite e terminam somente de dia, ou outras que começam no próprio dia fazem a alegria dos visitantes mais agitados. As músicas eletrônicas tomam contam da ilha, fazendo com que várias nacionalidades interajam até o sol raiar. Dentre as discotecas mais famosas, existe a Pacha, com diversas boates espalhadas pelo mundo todo.

            O turismo de Ibiza é bastante conhecido mundialmente pelas noites badaladas, que vezes ofuscam as belas paisagens naturais, como o belíssimo Es Vedra ou as praias exuberantes, que deixam a qualquer turista boquiaberto, incrédulo.

É fácil  fazer todo esse passeio sem sair de casa. Existem muitos sites com referências bastante concretas. Sem muito esforço, consegue-se mapas de toda a ilha, horário de transporte e uma variedade de opções de restaurantes, hotéis, passeios, entre outros. Mas presenciar  tudo no próprio local possui uma magia única.

A comida típica do local é composta por frutos do mar, legumes, arroz, especiarias e temperos requintados. Com preços um pouco acima do habitual, experimentar algumas dessas iguarias torna-se um pouco salgado para alguns, mas nada que tire o brilho de desfrutar alguns dias de puro prazer.

            O encanto de Ibiza consiste nisso: natureza e agito. Um contraste tão gritante, que vezes se fundem e se tornam a mais interessante das junções: homem e natureza convivendo em um mesmo lugar.



[ Volver - [ Mais artigos aluno ]

A última artigos Estudante

Antoni Gaudí arquiteto catalão

A verdadeira paella

Viajar e conhecer Barcelona

O Flamenco