Espanhol > Espanhol na Espanha > A cidade de Valência

A província de Valência é a maior das três que formam a Comunidade Valenciana. Situa-se no centro da costa Mediterrânea espanhola. Domina o espaçoso Golfo de Valência e está rodeada à suas costas por um grupo de montanhas medianas e planícies onduladas que levan às terras de Aragón e Castilla-La Mancha. Está em frente das Ilhas Baleares e equidistante dos dois centros de tomada de decisões: Madri e Barcelona. Valência se identifica com o Mar Mediterrâneo porque sua cultura derivada do antiguo Mare Nostrum se manifiesta nas suas pautas de comportamento social.

Plaza del Ayuntamiento
Plaza del Ayuntamiento

É a capital administrativa da Comunidade e o centro da região de L´Horta. É a cidade com maior densidade demográfica da Comunidade e está rodeada por um largo cinturão de distritos municipais de tamanho médio que formam uma área construida contínua com uma média de densidade de 1.600 habitantes por kilómetro quadrado. A visita à cidade começa no bairro antigo. Até a metade do século XIX, estava defendida por uma muralha, a rota do ônibus número cinco. Ainda mantem-se como prova as Torres de Serranos, cheias de encanto, as espaçosas Torres de Quart e alguns restos de uma saliência da muralha no porão do Instituto de Arte Moderno de Valência. A herança artística mais excepcional se encontra nos distritos de Seu y Xerea, onde as marcas deixadas pelos romanos jazem escondidas entre as ruínas árabes e as igrejas e palácios modernos.

A zona de Mercat toma forma com a vida comercial dos habitantes da cidade. Com isto, é um dos dois edifícios mais emblemáticos usados para as propostas comerciais. O edifício gótico da Lonja, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, apresenta uma belo quarto de colunas onde as mesas antigas que finalizavam as transações comerciais ainda são usadas hoje em dia. No exterior das muralhas destruídas cresceu a Valência da burguesía, com suas ruas largas, amplas vías públicas ajardinadas e incontáveis lugares de arquitetura modernista. Ao outro lado da vertente do velho rio Turia se extendem os jardins do Real, junto ao museu de Belas Artes e a parte da cidade ultramoderna que, por seu tamanho, serve de união entre os municípios costeiros e o bairro antigo. A cara futurista da cidade se reflete no antigo leito do rio através do parque infantil Gulliver e o complexo de ócio e cultura; Cuitat de les Arts i de les Ciencies. A vida na cidade se extende pela costa com a baía e as praias de Las Arenas e La Malvarrosa.

Plaza de la Virgen
Plaza de la Virgen
Palau de la Musica
Palau de la Musica
Festas e Celebrações

O calendário de festas em Valência é rico e variado. Cada parte do ano tem sua própria celebração e uma tradição muito arraigada. As fogueiras de San Antonio Abad vêm primeiro, com fogueiras de madera e a bendição aos animais.

Em 19 de Marzo, Las Fallas dedicadas a San José tomam as ruas da capital e uns 60 povoados da província. Grandes figuras de cartão inundan as ruas de toda a cidade, para mais adiante serem queimadas em meio a uma explosão de luzes e ruído, provocados pelos fogos de artifício. Esta festa atrai a uma grande quantidade de público de todas as partes.

O Corpus Christi, festa dos Moros e Cristãos e por suposto a festa de La Tomatina, são outras das festas de Valência.